Sala de Reuniões
ICMS
Educação
Sustentabilidade
Ian Salomão busca avanços para a Univesp

Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira, 7 de agosto, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de autoria do vereador Marinho Thimoteo, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas de diodo emissor de luz - LED na rede de iluminação pública, em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no município.

De acordo com a justificativa do projeto, a gestão municipal deve encontrar soluções não apenas para os problemas atuais, mas também planejar de forma sustentável o futuro. Neste contexto, a economia e eficiência devem ser prioridade. “E na iluminação pública ainda temos muito que evoluir. As lâmpadas LED proporcionam economia nos gastos com energia elétrica e manutenção devido a sua eficiência em transformar energia em luz e sua durabilidade”, diz o texto do projeto.

A lâmpada fluorescente é composta por mercúrio, substância perigosa à saúde e ao meio ambiente. Já as lâmpadas LED proporcionam economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil ser muito superior às suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes, além de não possuir mercúrio em sua composição.

Apesar do investimento inicial com iluminação LED ter custo maior que o da iluminação fluorescente, o custo final da conta de luz compensa, pois significa uma economia de até 50%. “Se compararmos com a lâmpada incandescente, a relação é ainda mais vantajosa, ou seja, proporciona uma economia de energia de 80%”, disse o vereador autor do projeto.

Em relação a durabilidade, as lâmpadas LED possuem uma vida útil três vezes maior que as fluorescentes e vinte e cinco vezes maior que as incandescentes. Ainda de acordo com o autor do projeto, “sem dúvida nenhuma a tecnologia LED é a melhor alternativa, pois, apesar de possuir um investimento inicial maior, o mesmo é compensado pela economia de energia e durabilidade das lâmpadas”.

Marinho apresenta projeto sobre lampadas LED