Sala de Reuniões
ICMS
Educação
Sustentabilidade
Ian Salomão busca avanços para a Univesp

A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista realizou na última sexta-feira, 12 de maio, duas palestras em alusão a "Semana Municipal Todos Juntos Contra a Pedofilia". A ideia surgiu por meio do Decreto Legislativo 64, de 08/10/2013, de autoria do vereador Ian Salomão, e que tem o o propósito de conscientizar a população sobre o tema.

A primeira palestra teve o tema “Abuso sexual infantil e suas consequências no processo de desenvolvimento da criança", e foi proferida pela psicóloga Maria Cristina Sonsin. Maria Cristina é graduada em Psicologia pela Unipar - Universidade Paranaense; é especialista em Neuropedagogia na Educação e em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial. Atua como psicóloga clínica desde 2006 e na Associação Casa Lar desde 2001.

“O abuso sexual infantil consiste em todo ato ou jogo sexual, relação heterossexual ou homossexual, cujo agressor encontra-se em estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado do que a criança ou o adolescente. As consequências podem ser menores quando as crianças encontram uma possibilidade de proteção. Escuta qualificada e orientação familiar são essenciais para uma intervenção satisfatória”, disse a psicóloga durante a palestra.

A segunda palestra da noite foi realizada pelo psiquiatra Dr. Waldemar Mendes de Oliveira Junior, que falou sobre o tema “Aspectos psiquiátricos e psicológicos do abusador sexual infantil”. Dr. Waldemar é médico psiquiatra e psicoterapeuta do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Medicina.

Dr. Waldemar falou sobre o comportamento sexual do abusador e trouxe dados importantes, tais como: de 10% a 20% de todas as crianças foram molestadas de alguma forma, até antes dos 18 anos; grande parte dos abusadores (71,5%) sofre de algum transtorno do humor, como distimia: 69,3%; depressão maior: 38,6%; fobia social: 20,4%; e transtorno bipolar: 6,8%.

Segundo Dr. Waldemar o tratamento de um pedófilo inclui: psicoterapia (individual ou de grupo); psicofarmacoterapia; inibidores da recaptação de serotonina (fluoxetina, sertralina, paroxetina e outros); antipsicóticos (agressividade e comorbidades); antiandrogênicos (não autorizado no Brasil); e castração cirúrgica (não autorizada no Brasil).

“Cada vez mais são destinados recursos para pesquisa das bases neurobiológicas da pedofilia”, disse o psiquiatra.

Grande público compareceu ao evento, dentre professores, estudantes, autoridades e vereadores. Na ocasião, fizeram uso da palavra para uma saudação ao público e aos palestrantes, o Presidente da Câmara vereador Ian Salomão, e a Prefeita Almira Garms.

Palestras Pedofilia