Peninha
Programa Mais Médicos
Orçamento
Social

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Neide Teodoro, com assinatura de apoio de outros vereadores, que parabeniza Luzia Aparecida Zamprônio Silva e José Arlindo Almeida pela composição e melodia do Hino de Paraguaçu Paulista.

Até o ano de 2002, Paraguaçu não tinha um Hino Oficial. Assim, nesse ano houve a realização de concurso objetivando instituir o Hino Oficial de Paraguaçu Paulista, coordenado pelos departamentos de educação e cultura. Os critérios para a escolha foram bem rigorosos. Dentre as várias normas exigidas constavam: limite de linhas, colunas, a identificação do povo paraguaçuense, enaltecer as qualidades da população, contar a trajetória histórica, citar os recursos naturais e materiais.

Os participantes deveriam ser paraguaçuenses natos ou cidadãos nascidos em outra cidade desde que comprovassem residência em nossa cidade há mais de 5 anos. Foi então nomeada uma comissão julgadora, composta por cinco professores do campo da arte literária. Assim, dentre os inscritos foram selecionados três autores e por unanimidade um foi retirado.

Os envelopes eram todos lacrados com nome apenas do pseudônimo do autor. Luzia Zamprônio inscreveu-se com o pseudônimo de Celeste. A divulgação do hino escolhido e a premiação ocorreram em 2004. Após o encerramento do concurso da letra do hino foi aberto concurso para a melodia e arranjo da música. José Arlindo de Almeida foi o vencedor desse concurso.

“O nosso Hino com certeza é um dos mais bonitos dentre diversos municípios e representa muito bem Paraguaçu Paulista. Nesse momento em que a cidade aguarda por grandes mudanças, por oportunidades de progresso e crescimento para a sua população, se torna muito importante que as pessoas reverenciem os símbolos do município, entre os quais se destaca o Hino do Município, como uma forma de resgatar a autoestima e também de demonstrar amor, cuidado e carinho com a cidade”, disse a vereadora Neide.

De acordo com a moção da vereadora Neide, a execução do Hino vem ao encontro da necessidade de resgatar os valores da população, principalmente nas escolas da rede pública, que vêm divulgando e cantando semanalmente durante a realização do ato cívico.

“Anteriormente, grande parte da população do município não conhecia o nosso Hino, uma realidade que começa a mudar com a iniciativa da Chefe do Poder Executivo e da Secretária de Educação, que ao solicitarem que o Hino seja executado nas escolas, fazem um trabalho para que as crianças se familiarizem com a música, conheçam a nossa história, amem nossa cidade e tenham orgulho da mesma”, finalizou Neide Teodoro.

Neide com os compositores do Hino Municipal