Visita
Requerimentos
Todos Juntos Contra a Pedofilia
Indicações

Com o propósito de oferecer mais segurança aos condutores de motos e bicicletas da nossa cidade, o vereador Ian Salomão apresentou, na última Sessão Ordinária da Câmara, uma indicação à Prefeita Municipal para que sejam criadas faixas de retenção para as motos e bicicletas em cruzamentos com semáforos.

“As faixas irão proporcionar maior conforto e segurança para os condutores de automóveis, motocicletas, bicicletas e também para os pedestres. A grande vantagem é que as faixas ou bolsões, como são conhecidos, aumentam a visibilidade das motos a frente dos carros, evitam a aglomeração das motos ao lado dos automóveis e tornam a largada do semáforo mais segura”, explicou Ian Salomão.

A iniciativa pretende melhorar a mobilidade urbana em Paraguaçu Paulista, oferecendo mais segurança, não apenas aos ciclistas, motociclistas e motoristas de veículos, mas, sobretudo, aos pedestres que têm de atravessar os cruzamentos. A ideia não é uma novidade e foi inspirada em experiências que deram certo fora do país e mesmo dentro do Estado de São Paulo, onde algumas cidades já adotaram tal medida.

“Dar prioridade aos usuários de veículos de duas rodas na abertura do sinal de trânsito é apropriado, pois cumpre conceito universalmente reconhecido de favorecer meios de transporte mais frágeis e menos visíveis em detrimento dos maiores, reduzindo assim o risco de acidentes”, afirmou o vereador Ian.

O bolsão deverá ficar entre a faixa de pedestres e a linha de retenção dos veículos, melhorando a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres, que são as vítimas de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é segurança viária.

Exemplo de faixa motos e bikes